Olá, que tal a comodidade de, sempre que postarmos algo novo você ler em primeira mão em seu e-mail? Sim, isto é possível. basta digitar seu e-mail na caixa RECEBA AS ÚLTIMAS POSTAGENS EM SEU E-MAIL, situada na coluna à esquerda. Após clicar em CADASTRAR, você deverá digitar o código fornecido na box que se abrirá. Por fim basta confirmar o e-mail de confirmação que chegará em sua caixa de entrada. Pronto! Você já começará a receber nossos posts.

Isto é possível graças a uma ferramenta chamada Feedburner. Caso você também possua um blog esta é uma boa dica para torná-lo mais completo estruturalmente. Para criar o seu, vá ao site do Feedburner e entre com um login do google ou crie sua conta. A tela incicial após isso é a seguinte:
Digite o endereço do seu blog e clique em PRÓXIMO. Esta será a tela onde aparecerá, futuramente, o Feedburner do seu blog. Agora você escolherá se a codificação será RSS ou Atom. Você encontra uma explicação para ambos aqui . Clique em PRÓXIMO. Digite o nome que você dará ao seu Feed, assim como o seu endereço. Clique em PRÓXIMO. Está quase pronto. Agora você deverá acertar os detalhes do seu Feed e colocá-lo em seu blog.


Entre na aba PUBLICAR. Nela você encontrará as funções básicas para um bom funcionamento do seu Feed. Em Email Subscriptions ative o serviço. Logo após virá uma tela onde você poderá mudar o idioma do seu Feed. Logo abaixo você verá uma duas caixas repletas de códigos. A maior contém o código para que você insira a box que você vê à esquerda em noso blog. Copie o código e, em outra página, vá à aba LAYOUT do seu blog. Na sessão ELEMENTOS DA PÁGINA você verá o mapa do seu blog, que é onde cada elemento se localiza na tela.


Escolha um local para a box(isso pode ser mudado quando desejar) e clique em ADICIONAR UM GAGDET. Uma nova janela se abrirá. Escolha a opção HTML/JavaScript. Ela serve para adicionar elementos externos ao Blogger, como o próprio Feedburner, a LastFM, dentre outros. Nela você encontrará o espaço para colar o código que co
piou. Note que há, na parte superior direita, a opção FORMATO RICH TEXT OU EDITAR HTML. Perceba que uma mostra apenas códigos e a outra mostra como ficará a caixa para o seu público. Nesta opção note que você pode alterar os textos da box, inclusive o do botão:


Quando estiver ao seu gosto, clique em SALVAR. Prontinho. Você já possui em seu blog uma newsletter. De volta à janela do site do Feedburner, você pode, nas subopções da EMAIL SUBSCRIPTIONS incrementar seu Feed, deixando-o mais profissional: em COMUNICATION PREFERENCES você edita a mensagem do e-mail de confirmação(enviado a todas as pessoas que desejarem sua newsletter), em EMAIL BRANDING você editará o corpo dos e-mails, podendo inclusive adicionar um banner-título(confira o nosso para ter uma idéia), e em DELIVERY OPTIONS você configurará os horários de envio(nosso blog sempre envia e-mails entre as 11 da noite e 1 da manhã).

Basicamente isso já serve para que você ofereça esse serviço em seu blog. Existem várias outras opções no site, cabe a você agora fuçar e aprender. Fica aí a dica. Até a próxima.


"Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.".

Adicionar