http://opaseobas.com.br/opas/wp-content/uploads/2010/09/campanha_medula.jpg
Saiba tudo sobre doação de medula.

O desconhecimento sobre a doação de medula óssea é enorme. Quando as pessoas são informadas de como é fácil ser doador voluntário ficam surpresas. Não imaginam que doar a medula óssea é simples e que possa ser feito em vida. Não sabem que ela se reconstitui e se regenera em pouco tempo.

Nesse campo, a falta de informação é sem dúvida, o maior obstáculo na luta contra a leucemia! O ideal seria que todas as pessoas entre 18 e 55 anos fossem doadoras, pois a chance que os doentes têm de encontrar uma medula fora da família é muito pequena. Em geral, as pessoas só se sensibilizam quando vêem o desespero e o sofrimento de uma família que procura um doador para alguém muito próximo. Por isso, desenvolveu-se este manual para ajudar a esclarecer sobre como é fácil tornar-se um doador voluntário.

A dúvida mais freqüente das pessoas diz respeito à confusão entre medula óssea e medula espinhal e temem ficar paraplégicas caso doem uma parte de sua medula. Importante: a medula doada não faz falta nenhuma para o doador e não há prejuízo para sua saúde, já que se recompõe em poucos dias.

Estudantes de graduação matriculados na disciplina curricular denominada Projeto Experimental Livre, turma 249, sob orientação dos professores Marisa Soares e Diego Caleffi, do Curso de Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas, da Faculdade de Comunicação Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – FAMECOS/PUCRS tiveram a iniciativa de criar um site-manual do doador de medula. Lá você encontra informações bastante úteis para conhecer todo o processo envolvendo a doação. Vale a pena conhecer. Acesse o link abaixo: