Em 7 de abril de 1915, nascia Billie Holiday, considerada por muitos a maior de todas as cantoras de jazz que o mundo já ouviu. Negra, pobre, vulnerável e com uma voz lânguida e vigorosa, Lady Day teve uma vida atribulada. Os problemas com álcool e drogas que a acompanharam até o fim dos seus dias, culminando na morte por overdose em 1959. A carreira de cantora começou por acaso, em 1930, quando resolveu percorrer os bares do Harlem, em Nova York, à procura de emprego. Conseguiu, inicialmente, um bico como dançarina, mas a primeira apresentação foi um desastre. Sensibilizado, o dono do bar pediu, então, que ela tentasse cantar e, sem querer, fez nascer ali uma estrela. Billie nunca teve educação musical formal e aprendeu a cantar ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong. Após três anos se apresentando em bares, foi descoberta pelo crítico John Hammond, o responsável pela gravação de seu primeiro disco.

Hoje, 96 anos depois do seu nascimento, são muitos os que continuam cultuando não apenas a sua voz, como também a sua imagem. Basta entrar no site de vendas e-bay, por exemplo, para encontrar presentes de aniversário que são a cara da diva. Aqui vão os nossos preferidos.

Rara carta de baralho por U$ 8,95

Billie Holiday e Louis Armstrong em uma pintura original de Bobby Hill por U$ 1.200,00

Manta super fashion por U$ 119,00

Boneca de Lady Day por U$ 59,84

A história completa da musa do jazz está registrada no livro Billie Holiday, de Sylvia Fol, publicado pela L&PM na série Biografias.


Fonte: L&PM