Buddy Guy lançou o 27º álbum de estúdio de sua longa e produtiva carreira. O trabalho, chamado “Rhythm & Blues”, é uma caixinha de alegria redobrada aos fãs ansiosos pelo álbum sucessor de “Living Proof”, de 2010, e por qualquer ser vivo que aprecie blues, rock, um som orgânico e o melhor que se pode tirar de uma guitarra.


O CD duplo, além de ter contar com colaborações de nomes como Keith Urban, Gary Clark Jr., Kid Rock e Steven Tyler, foi produzido por Tom Hambridge, produtor e compositor vencedor de um Grammy e colaborador de Guy nos discos “Living Proof” e “Skin Deep”.

O primeiro disco é uma caixinha cheia de “rhythm” aberta pela genial “Best In Town”, uma peça em que Buddy, um dos maiores bluesmen vivos, canta sua experiência desde a primeira vez que ouviu Muddy Waters. E com o maior groove, ele consegue pôr todos os instrumentos em destaque - hammond, trio de metais, baixo e bateria - além de abusar do wah wah. 

Após a roqueira “Justifyin”, o clima abaixa um pouco e Mr. Guy explica a diferença de um músico tecnicamente perfeito e um que toca por instintos na literal “I Go By Feel”. Bons momentos temos pela frente, incrivelmente com “Messin’ With The Kid”, que traz Kid Rock dividindo os vocais com Buddy nesse cover de Elmore James. Keith Urban dá seu toque country na balada “One Day Away” e Beth Hart rasga o vozeirão em “What You Gonna Do About Me”. 




Confesso que tenho uma queda pelo segundo disco. Ele começa com um rock’n’roll blues, “Meet Me In Chicago”, grande energia, solo infernal (no melhor sentido) e backing vocals femininos que citam “my sweet home Chicago”. Tudo a seguir pode ser considerado blues do bom e do melhor, como as faixas “All That Makes Me Happy is the Blues” e “I Could Die Happy”.

Neste CD também está “Evil Twin”, a colaboração “mais contida” de Steven Tyler, por conta do tom baixo da canção, que também traz os colegas de Aerosmith, Joe Perry e Brad Whitford. 

O puríssimo Chicago blues é encontrado em “My Mama Loved Me”. A tradição continua sendo celebrada na empolgante “Blues Don’t Care”, um dueto com o ótimo Gary Clark Jr. - o rapaz tem cacife para duelar ‘licks’ com o mestre num dos melhores momentos do disco. O CD 2 termina com um slow blues, “I Came Up Hard”, e solos que derretem o cérebro, repletos de bends nervosíssimos e “brincadeiras” típicas de Buddy. Excelente e histórico lançamento desta lenda viva de 77 anos, com energia de 17, que decidiu que ainda deve lançar trabalhos épicos. Audição obrigatória.

Disco 1

01. Best In Town
02. Justifyin'
03. I Go By Feel
04. Messin With The Kid (part. Kid Rock)
05. What's Up With That Woman
06. One Day Away (part. Keith Urban)
07. Well I Done Got Over It
08. What You Gonna Do About Me (part. Beth Hart)
09. The Devil's Daughter
10. Whiskey Ghost
11. Rhythm - Inner Groove

Disco 2

01. Meet Me In Chicago
02. Too Damn Bad
03. Evil Twin (part. Steven Tyler, Joe Perry & Brad Whitford)
04. I Could Die Happy
05. Never Gonna Change
06. All That Makes Me Happy Is The Blues
07. My Mama Loved Me
08. Blues Don't Care (part. Gary Clark Jr.)
09. I Came Up Hard
10. Poison Ivy

Avaliação:
Selo: RCA
Ano de lançamento: 2013