I. Malforea, vocalista, cajonero, e compositor da DB

Esta é uma semana diferente: não teremos shows. Mas por que? Tempos ruins? Não, pelo contrário: é a semana de aniversário do nosso vocalista, I. Malforea, que viajou para ver a família. Então teremos todos uma semana de folga por aqui. Dia 25 de fevereiro (ontem), o membro mais antigo da banda completou 32 anos e recebeu várias mensagens de felicitação em seus perfis de redes sociais. Você ainda pode mandar a sua, mesmo atrasada, num dos links abaixo:



VÍDEO

Conheça agora uma das novas músicas da DB
Como já dissemos várias vezes, estamos prestes a gravar mais um disco. Enquanto isso vamos dando forma às novas músicas, que devem estar suficientemente amadurecidas ao entrar em estúdio. Esta é uma canção composta no ano passado, mas que só saiu do papel nas últimas semanas. Confira em mais um dos nossos vídeos-protótipo:

----------------------------------------­-----------
AME A SOLIDÃO (protótipo)
----------------------------------------­-----------

Letra: I. Malforea
Arranjos:Distintivo Blue
Gravação: 17/02/2015

----------------------------------------­-----------
Ame a solidão
Pois é a única que não te abandona
Tão certa quanto a morte
Sempre firme e forte
Pronta a te abraçar

Ame a solidão
Que a dor no coração sempre passa
Você precisa mesmo
É ver de um outro jeito
E aproveitar

Siga seu caminho
Nem sempre chorando, nem sempre sorrindo
Mas não pare
Nem olhe pra trás
Regredir, jamais!
O mundo é todo seu

Aliás, seja vem vindo ao mundo
Segundo a segundo
A vida é um show sem ensaio prévio
Não há como voltar
Se, de repente, errar
Aprenda e siga em frente

Então ame a solidão
Que junto da morte é a única certeza
E se ainda assim
Você não acredite em mim
O que mais posso dizer?

E se ainda assim
Você não acredite em mim
O que mais posso fazer?



BLUES EM PAUTA
Tony Steidler-Dennison em sua "correria".
O que um engenheiro de software que trabalha numa grande empresa de tecnologia para aviões e maratonista nas horas vagas poderia nos acrescentar musicalmente? Muito! Tony Steidler-Dennison é, desde 19 de fevereiro de 2005, produtor e apresentador do The Roadhouse, podcast semanal especializado em blues, gravado direto de Iowa City (EUA) e disponibilizado todos os sábados para download gratuito.

"Os melhores blues que você jamais ouviu" é o lema do programa, que traz os mais quentes lançamentos da nova geração do blues numa incrível seleção de uma hora. O podcast possui um site oficial, mas também está na iTunes Store, onde você pode assinar e receber em seu desktop, smartphone ou tablet imediatamente após a publicação. Vale muito a pena.
Acompanho o trabalho há uns quatro anos e ainda considero o melhor do gênero, tanto que o publicamos religiosamente aqui no site, por ser disponibilizado com licença Creative Commons. Ainda temos aí uma bela oportunidade de exercitar nosso inglês. O podcast também apresenta sua versão paga, em arquivo com qualidade superior de áudio e músicas extras, além de uma webstore com camisetas, bonés, canecas e outros produtos com a marca The Roadhouse.
Se você é fã do blues e se sente carente de bons podcasts especializados nesse estilo, esta é uma boa pedida. O Roadhouse já conta com 521 edições publicadas disponíveis para download e também possui um grupo no Facebook, onde todos podemos conversar sobre o assunto e ouvir/postar músicas e vídeos.
Nossos parabéns ao The Roadhouse Podcast!  


SOBRE O SITE

Por que divulgamos coisas de outras bandas em nosso site?

Nosso site não se contenta em falar só da gente. Saiba o porquê
Nosso site não se contenta em falar só da gente. Saiba o porquê

Se voce acompanha nosso site, ou os posts que vêm dele aqui na fanpage ou em nosso perfil no Twitter, talvez já tenha ficado confuso: "Afinal de contas, esse site é de uma banda ou é um portal de blues, ou o que?" As duas coisas. Nosso site, claro, possui todas as informações que um site de banda deve ter: biografia, músicas, fotos, vídeos, discografia, links para redes sociais, diário de bordo, agenda, etc. Só que não nos contentamos com isso.

Nosso pensamento é o de que, apesar de ser o gênero-pai de estilos como o rock, o blues não é tão dinâmico. O rock possui dezenas de subdivisões, que se subdividem ainda mais quando chegam a cada lugar. Encontra um contexto, se adapta e já se recria facilmente, sendo, provavelmente, o gênero musical mais difundido em todo o planeta. O blues não. Nele, raramente vemos esse fenômeno acontecer. Geralmente em cada país, as pessoas se prendem demais às "raízes", tratando-o como uma espécie de língua morta, onde nada pode ser mudado, adaptado ou sofrer evoluções. Isso faz com que fique mais distante do público em geral, por não tratar de temas de seu próprio contexto, salvo raríssimas exceções.

Para alguns, o blues deve ser sempre em inglês. Para outros, deve se limitar às temáticas clássicas (desilusões amorosas, bebedeiras, sexo...). Para outros, jamais deve sair dos famosos três acordes. Para outros, tudo isso e mais um pouco, o que em nossa opinião é algo a ser pensado com mais cautela. O fato é que o blues não é encarado de forma muito profissional no Brasil. A grande maioria sequer faz ideia do que é e isso se dá principalmente por não ser bem-divulgado. Com o blues engessado no passado, há menos público, o que significa menos divulgação, causando ainda menos público.

Então tentamos fazer nossa parte no que consideramos necessário: fazemos nosso blues, sem necessariamente viver de passado (não somos ingênuos: nós sabemos que não somos negros americanos recém-saídos de um período de escravidão, falando inglês e se vestindo com roupas dos anos 20, acreditando em histórias sobrenaturais. Somos baianos em 2015 que fazem um blues baiano de 2015), com temas que fazem parte do nosso contexto, mas demonstrando respeito óbvio aos pioneiros e damos nossa pequena contribuição para que o Brasil conheça um pouco mais o blues e descubra que há muitos músicos de blues por aqui, mesmo que não compartilhem de nosso desprendimento com as raízes.

Aqui muitas vezes pode acontecer de alguém que nos viu tocando em algum lugar procurar saber um pouco mais e descobrir que uma outra banda tocará na cidade onde alguns amigos estão, ou que ele(a) mesma estará nesse lugar justamente na data do show. Ou se deparar com algum podcast sobre blues, ou algum texto que lhe chame a atenção. Há infinitas possibilidades e nosso objetivo é único e claro: contribuir para que o que chamamos de BRBlues (um termo que faz referência ao BRock, ou o rock autoral brasileiro) encontre seu espaço e crie finalmente sua personalidade própria, assim como seu filho rock o fez e faz em todos os lugares em que entra.

Resumindo, nosso site (consequentemente nossa fanpage, Twitter, Instagram, etc) é um site oficial de banda com tudo o que é necessário pra isso e mais um pouco, mas também é um bom lugar pra se descobrir algo novo sobre o blues. Não é à toa que somos Top Blog 2014 na categoria música>profissional>juri acadêmico, após outros anos de boas colocações. Não ganhamos um centavo sequer de outras bandas, nem pretendemos fazê-lo. O que nos interessa é ver o blues deixar de ser "música para poucos" e crescer. E também sabemos que ainda falta muito para que nosso site fique satisfatoriamente completo.

Por sinal, se você tem uma banda de blues ou jazz e gostaria de uma forcinha para divulgar suas novidades (show, lançamento de música, vídeo, festivais, etc), conte conosco. Basta entrar em contato e nos fornecer as informações básicas para uma boa divulgação. Leia-se:

  • Nome do evento;
  • Data e horário;
  • Local (não se esqueça que a internet existe em todo o planeta, não só na sua cidade);
  • Valor de entrada, se tiver;
  • Quem mais participará;
  • Um mini-texto sobre o evento;
  • Links úteis.

Se você escreve bem e gosta do tema, também ficaríamos felizes em tê-lo(a) como nosso(a) colaborador(a). Basta entrar em contato conosco e se manifestar. Este espaço é de todos, então sinta-se em casa.

A BANDA

Nascida em meados de 2009 em Vitória da Conquista-BA, a DISTINTIVO BLUE é uma das principais representantes do blues brasileiro, fora do eixo Rio-São Paulo. Suas músicas não se apegam aos lugares-comuns do blues e evidenciam a vasta bagagem musical de seus integrantes. As letras podem falar sobre amores perdidos, como qualquer blues, ou adentrar no mundo introspectivo, contar histórias divertidas ou mesmo pesadas críticas sociais. O grupo já lançou três EPs e um compacto com inéditas, participou de mais de quinze coletâneas nacionais e internacionais (quase sempre sendo a única representante do nordeste brasileiro) e publica, desde 2011, a zine BLUEZinada!, distribuída gratuitamente nos shows, trazendo informações sobre o próprio grupo e sobre o universo blues/jazz, sobretudo nacionais. Em seu site oficial mantém esse trabalho de formação de público, funcionando como um grande portal especializado em blues, não se limitando a falar somente de si mesma, o que inevitavelmente aumenta sua exposição em todo o país. Em 2014 o site foi consagrado com o 1º lugar no Prêmio TopBlog na categoria Música>Profissional>Juri Acadêmico, concorrendo com todo o Brasil.

Formação atual:
I. Malforea - voz, gaita, cajón e produção
Rômulo Fonseca - guitarra, violão, gaita e voz
Lavus Bittencourt - guitarra, violão, gaita e voz
Rodrigo Bispo - contrabaixo
Weslei Lima - bateria e voz


CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:
http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:
http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:
http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:
http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:

contato@distintivoblue.com
________________________________________
Passe adiante esta mensagem e contribua com o blues brasileiro.