Nosso site não se contenta em falar só da gente. Saiba o porquêNosso site não se contenta em falar só da gente. Saiba o porquê

Se voce acompanha nosso site, ou os posts que vêm dele aqui na fanpage ou em nosso perfil no Twitter, talvez já tenha ficado confuso: "Afinal de contas, esse site é de uma banda ou é um portal de blues, ou o que?" As duas coisas. Nosso site, claro, possui todas as informações que um site de banda deve ter: biografia, músicas, fotos, vídeos, discografia, links para redes sociais, diário de bordo, agenda, etc. Só que não nos contentamos com isso.

Nosso pensamento é o de que, apesar de ser o gênero-pai de estilos como o rock, o blues não é tão dinâmico. O rock possui dezenas de subdivisões, que se subdividem ainda mais quando chegam a cada lugar. Encontra um contexto, se adapta e já se recria facilmente, sendo, provavelmente, o gênero musical mais difundido em todo o planeta. O blues não. Nele, raramente vemos esse fenômeno acontecer. Geralmente em cada país, as pessoas se prendem demais às "raízes", tratando-o como uma espécie de língua morta, onde nada pode ser mudado, adaptado ou sofrer evoluções. Isso faz com que fique mais distante do público em geral, por não tratar de temas de seu próprio contexto, salvo raríssimas exceções.

Para alguns, o blues deve ser sempre em inglês. Para outros, deve se limitar às temáticas clássicas (desilusões amorosas, bebedeiras, sexo...). Para outros, jamais deve sair dos famosos três acordes. Para outros, tudo isso e mais um pouco, o que em nossa opinião é algo a ser pensado com mais cautela. O fato é que o blues não é encarado de forma muito profissional no Brasil. A grande maioria sequer faz ideia do que é e isso se dá principalmente por não ser bem-divulgado. Com o blues engessado no passado, há menos público, o que significa menos divulgação, causando ainda menos público.

Então tentamos fazer nossa parte no que consideramos necessário: fazemos nosso blues, sem necessariamente viver de passado (não somos ingênuos: nós sabemos que não somos negros americanos recém-saídos de um período de escravidão, falando inglês e se vestindo com roupas dos anos 20, acreditando em histórias sobrenaturais. Somos baianos em 2015 que fazem um blues baiano de 2015), com temas que fazem parte do nosso contexto, mas demonstrando respeito óbvio aos pioneiros e damos nossa pequena contribuição para que o Brasil conheça um pouco mais o blues e descubra que há muitos músicos de blues por aqui, mesmo que não compartilhem de nosso desprendimento com as raízes.

Aqui muitas vezes pode acontecer de alguém que nos viu tocando em algum lugar procurar saber um pouco mais e descobrir que uma outra banda tocará na cidade onde alguns amigos estão, ou que ele(a) mesma estará nesse lugar justamente na data do show. Ou se deparar com algum podcast sobre blues, ou algum texto que lhe chame a atenção. Há infinitas possibilidades e nosso objetivo é único e claro: contribuir para que o que chamamos de BRBlues (um termo que faz referência ao BRock, ou o rock autoral brasileiro) encontre seu espaço e crie finalmente sua personalidade própria, assim como seu filho rock o fez e faz em todos os lugares em que entra.

Resumindo, nosso site (consequentemente nossa fanpage, Twitter, Instagram, etc) é um site oficial de banda com tudo o que é necessário pra isso e mais um pouco, mas também é um bom lugar pra se descobrir algo novo sobre o blues. Não é à toa que somos Top Blog 2014 na categoria música>profissional>juri acadêmico, após outros anos de boas colocações. Não ganhamos um centavo sequer de outras bandas, nem pretendemos fazê-lo. O que nos interessa é ver o blues deixar de ser "música para poucos" e crescer. E também sabemos que ainda falta muito para que nosso site fique satisfatoriamente completo.

Por sinal, se você tem uma banda de blues ou jazz e gostaria de uma forcinha para divulgar suas novidades (show, lançamento de música, vídeo, festivais, etc), conte conosco. Basta entrar em contato e nos fornecer as informações básicas para uma boa divulgação. Leia-se:

  • Nome do evento;
  • Data e horário;
  • Local (não se esqueça que a internet existe em todo o planeta, não só na sua cidade);
  • Valor de entrada, se tiver;
  • Quem mais participará;
  • Um mini-texto sobre o evento;
  • Links úteis.

Se você escreve bem e gosta do tema, também ficaríamos felizes em tê-lo(a) como nosso(a) colaborador(a). Basta entrar em contato conosco e se manifestar. Este espaço é de todos, então sinta-se em casa.

...